Seguro de Residências

1. Objetivo do Seguro

Indenizar e / ou reparar os prejuízos que o Segurado tiver, em conseqüência de um sinistro na residência indicada na apólice, desde que reconhecido como risco coberto pelo seguro e respeitando suas importâncias seguradas e franquias.

2. Bens cobertos pelo Seguro

2.1 Imóvel

  • a) A residência do Segurado, habitual ou de veraneio, construída em alvenaria, com telhas incombustíveis.
  • b) Em caso de apartamento ou residências localizadas em condomínio fechado, também compõe o imóvel as partes comuns, na proporção da quota-parte do Condômino Segurado.

2.2 Conteúdo

  • a) Móveis, roupas louças, cristais, eletrodomésticos e demais utensílios da residência.
  • c) Aparelhos eletrônicos (de som, de imagem e de informática) deverão ser relacionados na proposta.

3. Coberturas do Seguro - Condições específicas

3.1 Incêndio, Raio e Explosão

  • a) Incêndio
  • b) Raio (dentro do terreno do imóvel)
  • c) Explosão de qualquer natureza

3.2. Danos Elétricos

Danos materiais causados somente às partes elétricas de quaisquer equipamentos eletroeletrônicos por variação anormal de tensão, curto-circuito, arco voltaico, calor gerado acidentalmente por eletricidade, descargas elétricas, eletricidade estática ou qualquer outro fenômeno de natureza elétrica.

3.3. Despesas de Aluguel

Esta cobertura é dependente da ocorrência de sinistro amparado pelas coberturas: Incêndio, Raio e Explosão, Vendaval, Ciclone, Tornado, Granizo e Impacto de Veículos de Terceiros e Quedas de Aeronaves, garante ao Segurado, quando proprietário do Imóvel, o valor do aluguel que deixar de receber ou o pagamento de aluguel e encargos legais, caso ele tenha que alugar um outro imóvel semelhante para morar, até que o seu seja reparado e possa voltar a ocupá-lo. O prazo máximo de pagamento do aluguel pelo seguro é de 1 a 12 meses, sendo o valor pago mensalmente e limitado a 1/6 (um sexto) da importância segurada.

3.4. Quebra de Vidros

Quebra acidental de vidros e espelhos instalados fixa e permanentemente em paredes, janelas, portas e divisórias da residência.

3.5. Responsabilidade Civil Familiar

Pagamento ou reembolso de prejuízos materiais ou corporais causados involuntariamente a terceiros por ações ou omissões do Segurado, seu conjuge, filhos menores, empregados e animais domésticos, desde que praticados dentro da área do imóvel e que o Segurado seja civilmente considerado responsável, em sentença judicial transitada em julgado ou em acordo autorizado de modo expresso pela Seguradora.

3.6. Roubo ou Furto qualificado de Bens

Roubo é aquele cometido mediante ameaça ou violência às pessoas. Furto é o cometido mediante destruição ou rompimento de obstáculos (portas, janelas, etc.) ou utilização de chave falsa, que deixam vestígios inequívocos ou são constatados por perícia policial.

3.7. Vendaval, Ciclone, Tornado, Granizo e Impacto de Veículos de Terceiros

Entende-se por "vendaval" ventos de velocidade igual ou superior a 15 m/s ou 54 km/h, comprovados pelo serviço meteorológico da região ou, na sua impossibilidade, por notícias veiculadas na imprensa. Todos os sinistros ocorridos dentro de 24h, são considerados como um único sinistro.